Bem-vindos ao website blog da Associação Pestalozzi em São Fidélis. Aproveite todo o conteúdo do site desenvolvido para nos aproximarmos de você, pais e amigos de nossos amados alunos.
RSS

Fotos

Informações


INFORMAÇÕES
A Associação Pestalozzi é uma instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação no Brasil, cujo nome é uma homenagem ao pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), considerado um dos maiores educadores da era moderna.
J.H. Pestalozzi e as crianças (gravura)

A Associação Pestalozzi - uma das entidades mais respeitadas do Brasil - é referência no atendimento e assistência à pessoa com deficiência. Sua história é marcada pela pesquisa e inovação nos métodos educacionais e de inclusão social para pessoas com necessidades especiais. A fundadora da Associação Pestalozzi no Brasil, Helena Antipoff, foi a responsável pela elaboração e implantação de uma política de educação e assistência à criança portadora de deficiência em nosso País. Iniciativa que beneficia hoje milhões de brasileiros, pobres e ricos, indistintamente.
Em Nova Friburgo, a Associação Pestalozzi existe há 13 anos e atende, direta e indiretamente, mais de 500 pessoas. A assistência abrange tanto o usuário dos serviços, quanto seus familiares. Possivelmente, o maior desafio da pessoa com deficiência é vencer o preconceito. Feito isso, suas limitações físico-intelectuais podem ser minimizadas com tratamento especializado, atenção e respeito. Por isso mesmo a Associação Pestalozzi não é uma organização que apenas se dedica ao tratamento da deficiência, aqui nós cuidamos do Ser Humano como um todo.
Nossa missão é acolher, educar, e integrar os deficientes à sociedade, estimulando suas potencialidades e procurando reduzir suas limitações. Um trabalho que começa com a família e se estende por toda a população.
QUEM FOI PESTALOZZI
Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) está entre os grandes homens que a humanidade já conheceu. Ficou órfão do pai ainda criança, viveu tempos de miséria e preconceito numa sociedade que separava cruelmente ricos e pobres muito mais do que hoje. Teve apenas a mãe como protetora e companheira de luta. Acreditava em Deus – mas não se dedicava à qualquer religião -, considerava-se um “Cristão”, na maior exatidão do significado da palavra.
Pestalozzi: uma vida dedicada à educação das crianças

Com muito esforço ingressou na universidade e completou os estudos. Tornou-se um pensador. Dedicou-se anos ao estudo da educação infantil, numa época em que não se dava muito valor ao assunto. Transformou a própria casa numa escola. Durante a guerra, protegeu crianças e refugiados.
J. H. Pestalozzi passou a vida pesquisando formas de melhorar o sistema de educação, dedicou-se às crianças carentes e é considerado um dos maiores educadores de todos os tempos. Por estas e tantas outras razões, a vida de Johann Heinrich Pestalozz - o pai da escola popular - se confunde com a história da instituição que leva seu nome, que hoje presta assistência gratuita à milhares de pessoas com deficiência em todo o Brasil.